quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Hipertensão é transporte coletivo em Guarulhos!

Nasci em Guarulhos. Moro e trabalho aqui por opção. Aqui é a minha terra e posso dizer que amo Guarulhos. Mas, que ainda falta muito para ser uma cidade boa para se viver, isto falta.

Domingo assisti aquele laboratório premiado de cobaias humanas chamado Hipertensão. É um BBB com provas de resistência e habilidades físicas.

Pois eu queria ver o desempenho dos participantes no Radical Transporte Coletivo de Guarulhos. A tarefa poderia ser simples deslocar-se do Recreio São Jorge ao Marcos Freire com passagem obrigatória pelo centro de Guarulhos no tempo máximo de 2h, saindo às 17h com chegada até as 19h. Aí é que eu quero ver quem tem controle sobre os nervos e resistência física.

Primeiro a espera. Algum tempo depois, ou melhor, muito tempo depois, a disputa por um lugar confortável no ônibus. Se for idoso talvez encontre um lugar para sentar, mas não é provável que isso aconteça pois tem sempre um pessoal com cara de paisagem que dificilmente oferece o lugar para as pessoas mais velhas, acho que pensam que não vão envelhecer.... Em cada ponto, em cada semáforo (e como tem semáfaro em Guarulhos), em cada engarrafamento: uma freada repentina como se fosse colidir com a Muralha da China. E em cada saída uma acelerada como se estivesse saindo do box da Fórmula 1. Não precisa nem gritar acelera Airton. E a viagem segue assim: muralha da china; acelera airton... mulhara da china; acelera airton... mulhairton..... (nessa pelo menos um se sentiu o homem elástico, pena que os ossos não esticassem mais...)

Agora ocupe uma das mãos dos competidores com criança, cadernos, sacola de compras, celular ou simplesmente a imobilize. E quem chegar ao final do trajeto com hematomas ou dor nas costas está desclassificado.

Isto sim é Hipertensão. Vai encarar? Opa, não amarela não... Para muitos Guarulhenses esta é a rotina diária. Povo valente. Atleta completo. Ah, e não ganham nada não, ou melhor pagam R$ 2,90 pela Hipertensão, isto se tiverem crédito no bilhete único e gastarem menos de 2 horas...

Um pouco de sonho: Imaginem o transporte coletivo funcionando como os trêns suíços (não é cheio de furo, este é o queijo suíço), sempre na hora certa! Ônibus suficientes para irmos todos sentados no horário de pico e manutenção do serviço nos domingos e feriados com a mesma qualidade! Um aviso via SMS se o ônibus está próximo e qual o tempo de espera! Um aparelhinho simples como um pêndulo e que registre os possíveis trancos nas freadas e nas arrancadas do veículo coletivo, é claro, para que se possam controlá-los dentro de limites suportáveis. E que o passageiro tenha uma viagem segura, confortável, tranquila e rápida afinal "ele tá pagando" e o transporte coletivo é uma prestação de serviço.

Por fim, na vida "tudo é passageiro, menos motoristas e cobradores" e "Não seja o DJ do busão, use fone de ouvido". Boa viagem!

2 comentários:

  1. É isso mesmo parabéns eu tenho algo a dizer moradores do Jd.Acácio e região sofrem por causa da perda da linha direta 22-Jd. Acácio / Jd. São Paulo que si transformou na linha 341-Acácio /Centro que só funciona male má em horários de pico, Manhã das 5hs as 8hs e depois a Tarde das 16:30hs até ás 20hs. Somos obrigados a enfrentar uma longa caminha até o ponto da Av. Silvestre Pires de Freitas geralmente.E por uma eventualidade conseguirmos utilizar a linha 391-Term. Taboão ao descer na Pça 8 continuaremos mas uma longa caminhada até o ponto da Pça 8 para o acesso a linhas municipais com destino ao Centro de Guarulhos e as mesmas geralmente vêm lotadas que transtorno passamos todos os dias e enfrentamos há 1 ano e 11 meses.
    A linha 340-Recreio/Centro não entra no Jd.Acácio não cobre a ausência da linha 341 que só atua em horários de pico, por isso estamos excluídos não temos opção direta a linha 391-Acácio/Terminal Taboão demora e não oferece acesso rápido há outras linhas que vão para o Centro perdemos muito tempo que descaso e a STT já esta ciente e não faz nada para melhorar, só atraza a vida dos moradores do Jd.Acácio e Região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época escrevi em tom de desabafo. Muitos dizem que filhos de políticos deveriam obrigatoriamente estudar em escolas públicas. Também acho que donos de empresas de ônibus e políticos deveriam andar obrigatoriamente no transporte coletivo da sua cidade, excetuando-se o taxi.

      Excluir